Vamos melhorar nossas campanhas de Marketing? [Parte I]

Não apenas uma boa legenda mas uma campanha completa com início, meio e fim. Como fazer isto?

“Definir uma campanha com início, meio e fim utilizando uma estratégia já comprovada fará toda diferença nos seus resultados”

Renato Angelo

[Este artigo foi escrito para o jornal OMaringa.com, e foi mantido na sua integra]

Semana passada falamos sobre legendas, hoje iremos nos aprofundar no que está “por detrás”. Se você não leu já sabe o que fazer, não é mesmo? Pare aqui, acesse o site do jornal e veja a coluna passada.

Vamos seguir a linha de raciocínio: Se um filme não tem um bom roteiro, com certeza, isso irá despencar as bilheterias e como resultado, os roteiristas serão desconsiderados ou rechaçados pela crítica cinematográfica. Ainda bem que “não existe” uma crítica “marketográfica” (hehehe). Mesmo que o filme tenha altos investimentos de efeitos especiais, pós-produção impecável, atores famosos, o fim é sempre o mesmo. Não há dinheiro no mundo que melhore um filme ruim.

Quero fazer um paralelo entre o que acabamos de ler e a produção de uma “peça publicitária” para suas redes sociais e canais online. Se você não possuir um bom roteiro, não contar uma excelente história para os seus prospectos, dificilmente irá atraí-los, mesmo que utilize verbas altíssimas para sua campanha. Claro que existem as exceções que alcançam públicos e mais públicos e são campanhas “terríveis” totalmente sem preparo, entretanto, acabam grudando na mente das pessoas. Mas não vamos trabalhar com as “sortes do marketing”. Vamos focar em produzir algo que agregue na vida do seu público para que então possa existir o comprometimento do seu avatar com a sua marca.

A ideia pode até ser boa, mas se não houver uma produção profissional ou o mais próximo possível de uma produção coesa com os objetivos da campanha, certamente o fracasso baterá às portas.

Por isto é que criaram algo que já foi colocado na última coluna, entretanto de forma mais subjetiva e quero te apresentar neste momento de forma bem clara, direta e objetiva. Conheça agora o modelo AIDA de produção.

O modelo AIDA serve como roteiro bem estruturado com início, meio e fim e isto te ajudará a entra com contato com todos os pontos da jornada do comprador.

O que é AIDA? É um conceito, método utilizado pelos profissionais de marketing e de vendas para conduzir os prospectos de uma maneira planejada em todas as etapas do Funil. Essa metodologia considera o comportamento do consumidor, estudando suas necessidades, desejos e anseios. A partir deste ponto somos capaz de desenvolver estratégias mais próximas da realidade do cliente, valorizando sua experiência e abrangendo os detalhes da caminhada durante o processo de compra.

Significa: Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Se você utilizar esse modelo para criar um planejamento de marketing estratégico, estará iniciando a jornada a partir de uma fórmula de sucesso. Suas chances são maiores e a probabilidade de transformar um total desconhecido em um cliente potencial e, depois, em um cliente satisfeito são ainda maiores.

Atenção: Você já foi levado a acreditar que a solução que oferece, por si só, é suficiente para chamar atenção dos seus consumidores? Muita gente de marketing pensa assim, empresas deixam de investir por achar que o produto vende sozinho e isto é um erro, claro! Não caia na cilada de achar que o seu público já conhece seu produto. Aqui a etapa de atenção corresponde ao momento no qual o consumidor descobre a marca/conteúdo oferecido. Primeiro contato, primeira impressão. Isso precisa ser levado em conta na hora de escrever os textos publicitários (as copys falada anteriormente). O objetivo do anúncio e/ou campanha não deve mostrar apenas o produto, mas sim, quebrar padrões existentes de comportamento através de uma “CHAMADA” (Atenção) atraente e altamente criativa. Vale lembrar que isto é possível direcionar devido as opções de segmentação que temos a disposição nas redes sociais e no mercado digital.

Interesse: Agora que você conseguiu a atenção do seu consumidor seu objetivo é gerar, despertar, até mesmo criar e fazer com que ele tenha interesse pelo seu produto/serviço. Agora se você tem um produto que não é interessante pode ser uma etapa muito desafiadora. Aqui o consumidor já entrou no seu funil de vendas e está interessado em saber mais sobre a solução oferecida. Começa então a ser cogitada a ideia de compra, mas e agora, o que fazer? Precisamos conduzi-lo de uma forma sutil, levando-o a tomar uma decisão. Momento que devemos concentrar nossa mente em demonstrar com clareza total e absoluta os pontos fortes. Importante aqui nesta etapa mostrar a solução para as “dores” do consumidor, pergunte-se: Por que minha persona/avatar tem interesse no meu produto? Qual a solução que eu forneço? Estamos aqui atrás do “Match” perfeito, um casamento. Mostre os benefícios, garanta que as informações dos seus anúncios estejam fáceis de ler de entender, com subtítulos e ilustrações interessantes. Garanta aqui que você tenha uma página para o seu cliente saber mais sobre o seu produto e a missão da sua empresa precisa estar bem clara no site.

Nesse momento que eu já tenho o seu interesse em saber mais sobre como desenvolver esta estratégia na sua empresa, eu vou parar por aqui e garantir a sua atenção na próxima edição… Nos vemos lá, um Feliz Natal com Jesus Cristo e aproveite esse tempo para refletir na sua vida pessoal e lembrar que o Filho de Deus nasceu para te trazer salvação. Mais uma vez: Feliz Natal!!!

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