[Parte II] Crescendo os lucros com uma estratégia cada vez mais eficaz!

Dominar a arte de conduzir o seu cliente a desejar e adquirir suas ofertas não é apenas postar nas redes, precisa de estratégia! 

“Feliz 2022 cheios de estratégias arrasadoras que convertem e geram resultados incríveis para todos vocês, leitores e aos que estiveram comigo nos últimos meses”

Renato Angelo

[Este artigo foi escrito para o jornal OMaringa.com, e foi mantido na sua integra]

Aonde paramos no último artigo? Na verdade este assunto vem se estendendo há 3 finais de semana contanto com este de hoje, mas com certeza você está, assim como eu, amando falar sobre como melhorar sua estratégia para obter mais resultados. Sem mais delongas vamos continuar com a parte final do Interesse. Mas antes para quem está chegando aqui, recomendo que leia as matérias anteriores para entender mais sobre o método AIDA [Atenção, Interesse, Desejo e Ação].

Interesse (cont.): Nesta etapa é importante se possível que você apresente estudos de caso de clientes passados que estão satisfeitos com as soluções encontradas, para que possam servir de prova social. Nesta etapa não dá pra continuar sem uma “buyer persona” ou como alguns chamam de avatar.

Aproveita que você já tem todo esse conhecimento e defina sua persona o quanto antes. Este processo fornece elementos essenciais para definir o “tom” da sua campanha e o melhor canal para criar este interesse que tanto foi falado.

Desejo: Estou feliz, muito feliz por você ter conseguido despertar o desejo do seu potencial cliente, agora nossa função é manter o cliente envolvido para que ele venha tomar uma decisão favorável à nossa oferta. Agora voltando a analogia do cinema, muitas vezes o final feliz tão esperado não é entregue de bandeja, existem obstáculos e o modelo AIDA leva isto em conta ao diferenciar desejo de interesse.

Aqui nesta terceira etapa, a missão é conduzir o avatar/persona/consumidor da fase do “eu gosto” para a fase do “eu quero muito”. Vamos estimular o desejo pela compra, pela solução que estamos oferecendo.

Mesmo diferenciando Interesse de Desejo, essas duas etapas podem andar juntas aonde você mostra as soluções da sua oferta e ao mesmo tempo vai gerando desejo simultaneamente, dentro da campanha da sua estratégia. Quando você apresenta as vantagens da sua oferta você de certa forma estará instigando o seu avatar a desejar, despertando o desejo enquanto ele percebe que precisa realmente do que está sendo ofertado de modo subconsciente, o que o seu avatar não sabe é que você está fazendo isto de forma consciente. Neste momento ele percebe que precisa da oferta.

Aqui seu avatar poderá comparar a sua oferta com outras, pois estamos no meio do funil de vendas, no meio da jornada de compra, mas um detalhe importante, quase sempre ignorado: Aqui ele já tomou conhecimento da sua marca, já identificou uma necessidade ou um problema, e já sabe que a sua oferta existe e é solução para ele. Na prática a busca é por soluções que despertam seus interesse mas ainda há margem para o convencimento ser completo.

Nesse passo, você deve enaltecer seus diferenciais. O que o avatar ganha por escolher a sua oferta e não a do concorrente? Apresente sua solução como única e que isto é exatamente o que ele precisa. Dessa forma você estará agregando valor à sua oferta, despertando o desejo e induzindo o cliente à compra.

Chegamos na última etapa deste método, Ação: A peça final do quebra-cabeças, a parte mais estreita do funil de vendas, seguindo a pegada do cinema, aqui estamos no clímax da história. Vamos transformar os desejos e interesses em resultados?

Qual é o objetivo da campanha? Conseguir mais clientes para comprar um produto, assinar um periódico, contratar um serviço? Seja qual for, precisamos garantir que o avatar tome uma ação em seu favor e para isso vamos pensar que o avatar chegou aqui pois já tem uma decisão quase tomada. Na verdade eu chamaria “Empurrãozinho” ao invés de ação (hehe) pois aqui é hora de ajuda-lo a tomar a decisão. Uma garantia de devolução de dinheiro ou possibilidade de troca pode ser crucial. Descontos antecipados, teste gratuitos e até mesmo descontos personalizados.

Outra opção aqui para ação é criar o senso da urgência, que pode muito bem ser utilizada com o gatilho mental da escassez ou seja, dizer ao consumidor que o preço é até tal dia, ou que são as últimas unidades. Como exemplo veja a Amazon que é mestre nisto, nos produtos aparece a mensagem: apenas 8 em estoque… por exemplo.

Assim o cliente fica com “medo de perder a oferta” e em resposta tome uma possível ação favorável, chegando assim ao Gran Finale.

Espero que eu tenha somado nas suas estratégias e quero deixar aqui uma felicitação à você: Uma excelente virada de ano, que 2022 seja repleto de paz e alegria. Coloque suas estratégias para bombar nas redes digitais ano que vem e se precisar de alguma coisa, não hesite em me contatar, meu instagam é @renatoangelo e meus contatos são de fácil acesso pela rede. SUCESSOOOOOOOOOOOO…….

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