Dicas de como “bombar” [Parte II]

Você já usa estratégias para crescer? Ou simplesmente executa sem planejamento?

“… o famoso ‘feito’ se for com estratégia é mais importante do que o ‘perfeito’. Execute e comece a colher seus resultados”

Érico Rocha

[Este artigo foi escrito para o jornal OMaringa.com, e foi mantido na sua integra]

Meus amigos, leitores e empreendedores de sucesso, chegamos à etapa II dessa matéria “gostosa” que nos ensina como “bombar” nas redes sociais. Na última edição eu trouxe dicas “tops” para você marcar presença no digital e é por isso que sem mais delongas vamos entrar na dica de número #5.

5 – Use as hashtags “#” – para quem não conhece o poder ou usa pouco as hashtags (que é aquele “#” jogo da velha antes do nome) precisa passar a explorar esse modelo estratégico. É a melhor forma de segmentar o que está sendo postado, afinal o # é um sinal muito poderoso. Crie sua própria audiência criando uma hashtag para o seu negócio. Um planejamento eficaz, mais uma vez é essencial e caso tenha dúvidas, enquanto você pode fazer umas pesquisas sobre o funcionamento dessas belezuras, meu conselho é: use com moderação

6 – Escute a sua audiência – com o passar do tempo e hoje tudo acontece às pressas, você poderá perceber que o seu público ao comentar ou ao responder seus pedidos de feedback irão trazer uma gama de oportunidades para que a sua marca possa ser uma aliada e levar soluções antes não pensadas, então abra uma caixa de perguntas do “Storie” do Instagram, crie um canal no seu site para receber opiniões e escute a sua audiência sempre. Pode ser que este seja um bom guia para conseguir ideias interessantes e não esqueça de conferir todas as mensagens que o usuário da sua marca, for mencionado nas redes.

7 – Central de atendimento – querendo ou não, seus perfis acabam funcionando como uma central de atendimento ao cliente, uma CAC imposta, então esteja preparado e não responda apenas, mas saiba o que responder naquele momento para ajudar o seu cliente a ter a solução do questionamento dele, tenha um plano de suporte se preciso for – e eu aconselho que tenha, com respostas automáticas e até mesmo setores responsáveis.

8 – Automatize seu trabalho – este tópico em especial me chama muita atenção pois todo projeto conta com ferramentas de produção e aplicativos para agilizar o processo. Um “agendador de post” no feed / timeline das redes agiliza o processo e me deixa extremamente seguro que o conteúdo preparado irá para as minhas redes naqueles horários planejados sem que eu precise ficar tenso com essa situação. Meus clientes receberão meu conteúdo como planejado no horário planejado. Esta não é a única automação possível, na verdade é só um exemplo, entretanto faça um estudo para saber em quais ferramentas investir no que se diz a respeito de redes sociais.

8 – Automatize seu trabalho – este tópico em especial me chama muita atenção pois todo projeto conta com ferramentas de produção e aplicativos para agilizar o processo. Um “agendador de post” no feed / timeline das redes agiliza o processo e me deixa extremamente seguro que o conteúdo preparado irá para as minhas redes naqueles horários planejados sem que eu precise ficar tenso com essa situação. Meus clientes receberão meu conteúdo como planejado no horário planejado. Esta não é a única automação possível, na verdade é só um exemplo, entretanto faça um estudo para saber em quais ferramentas investir no que se diz a respeito de redes sociais.
9 – Indique conteúdos relacionados – Por último e não menos importante, até pelo contrário, pois é muito importante que seu público receba conteúdos relacionados ao seu e quando essa “indicação” é fornecida por você, é a sua própria marca que leva os “créditos”, é a sua marca que fica com a credibilidade, pois a sua preocupação em indicar um conteúdo relevante fez com que seus seguidores tivessem acesso ao rico conteúdo proposto. Isto é uma forma de encantar e conseguir engajamento do seu público. Também é uma excelente forma de manter seus perfis ativos. Sempre indique conteúdos relacionados ao seu nicho ou segmento. Os benefícios são inúmeros, pois pode conquistar novos parceiros de negócios e também para passar uma imagem positiva aos seus seguidores, pois mostra que está engajado em diversos assuntos que são de um interesse comum e geral. Indique shows, datas especiais, eventos gastronômicos, enfim, aqui vale praticamente tudo e vai com certeza gerar muita socialização com o seu público, então, aproveite e faça dessa dica um canal, um elo entre você e o seu público.

E então, já sabe como preparar o plano para sua empresa nas redes sociais? Espero que você tenha tido boas ideias para sua estratégia de mídias sociais enquanto leu esta coluna. Agora, com a chegada de um novo ano, chegam inúmeras novas oportunidades e eu te aconselho a “sair da zona de conforto digital” e colocar seu empreendimento para galgar o próximo nível. Então, pegue já um papel e caneta (digital é claro) e começe a planejar suas próximas ações. Espero que você alcance o sucesso que planeja e muito mais além do planejado, desejo surpresas digitais para você! Nos vemos por aí.



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