Dicas de como “Bombar” nas redes

É preciso se adaptar ao digital com propósito.

“Feito é melhor do que perfeito quando não feito de qualquer jeito, mas sim nas condições melhores possíveis”

[Este artigo foi escrito para o jornal OMaringa.com, e foi mantido na sua integra]

Olá empreendedores, publicitários digitais e curiosos, tudo bem com vocês? Hoje quero trazer uma visão holística a respeito do mundo digital e principalmente das ações voltadas para as redes sociais. Venho falando muito aqui sobre transformação digital, estratégias on+off (OnFF line) dentre outras questões, superimportantes para o crescimento da sua marca, seja ela a sua empresa, seu nome como pessoa, a marca de um cliente ou apenas uma busca pela presença digital. Hoje vamos abordar alguns conceitos práticos de como se comportar dentro do “TODO” de um modo geral, por isso falei acima que quero trazer uma visão holística, pois pensando assim, vamos trabalhar de forma “global/geral” e não de forma fragmentada.

1 – A primeira “coisa” é saber exatamente aonde está entrando – Antes de iniciar seu projeto de busca pela autoridade da sua marca, do seu nome, você precisa entender quais pontos favoráveis a rede principal que você adota como divulgação se comporta. Seja uma estratégia voltada para o Instagram, para o Facebook ou dentro dos hotsites de campanhas que você desenvolveu para alimentar sua estratégia, conhecer o comportamento do público desta rede em questão é um dos passos iniciais estratégicos [Lembre-se de ter uma PERSONA, ver próxima dica]; diversas empresas cometem o erro de investir em ambientes que não estão relacionados ao seu negócio.

2 – Descobrir o seu público – PERSONA, AVATAR ou apenas PERSONAGEM é extremamente importante. Isto dá o “tom” das suas campanhas. Definir uma audiência que deseja atingir com as suas publicações é o diferencial. O que você precisa fazer nesse ponto é falar a língua do seu público, fazendo seu conteúdo “BOMBAR” nas redes sociais. Sem um avatar, sem uma persona é extremamente complicado encontrar o seu público online, então pegue uma caneta e um papel (ou as notas do celular) e comece a procurar no seu público alvo um personagem fictício que atenda o maior número de características dos demais, dê um nome para o personagem e pronto, você agora tem a sua persona e pode dar um “tom” para as suas campanhas.

3 – O Planejamento de Conteúdos – esta fase separa os preparados daqueles que geram conteúdos aleatoriamente. O seu conteúdo tem que ter um propósito e as pessoas confundem isso com qualidade. Então pense no resultado esperado com aquela postagem, seja um storie, um post no feed, um reels ou qualquer ação que você venha fazer nas suas redes, pois um conteúdo planejado sempre é acompanhado de uma ação que coleta os resultados, mesmo que seja por um direct ou whats. Então prepare um plano de marketing de conteúdo. Liste os principais detalhes sobre o tipo de publicação, como produzir e a periodicidade.

4 – Caprichar no visual – isto nem é pra todo mundo mesmo, não é!? Eu até entendo quando um cliente das minhas assessorias diz que não sabe fazer uma produção cinematográfica para ter um “conteúdo de qualidade”, mas aí é que eu explico uma frase que tenho verdadeiro apreço: “Feito é melhor do que perfeito” mas vale uma ressalve ENORME, juntando com uma outra frase famosa ficando assim: “Feito é melhor do que perfeito quando não feito de qualquer jeito, mas sim nas condições que tenho até que eu tenha condições melhores para fazer melhor ainda” [Junção de dois pensamentos]. Então, faça com o melhor visual possível, afinal a ideia é despertar interesse, então atrativos visuais são necessários, inclua sempre imagens e vídeos que chamem a atenção de quem está lendo.

Bom, preciso parar por aqui mais uma vez, então as dicas 5 a 9 ficarão para a próxima edição, o conteúdo é extenso e eu sei que você não vai perder a oportunidade de me conceder a sua atenção novamente, sendo assim: nos vemos domingo que vem…

Uma última mini-dica rápida: Ainda dá tempo de fazer ações coordenadas para as festas de final de ano, então quero te dizer que o meu perfil @renatoangelo está a sua disposição para ajudar nesta caminhada. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de uma orientação mais direta, pode me chamar pelo Instagram que será um prazer conversar com você.

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