Passo-a-Passo para se posicionar nas Redes Sociais

Você realiza algumas ações simples que te posicionam digitalmente?

Utilize as ferramentas digitais gratuitas para que os mecanismos de busca te encontrem facilmente e com isto saia na frente da concorrência”

Renato Angelo

[Este artigo foi escrito para o jornal OMaringa.com, e foi mantido na sua integra]

No último domingo, na edição passada prometi entregar uma sequência de ações básicas para que seu empreendimento, você ou sua marca estivessem a um passo de um excelente posicionamento digital. Pois bem, hoje vou te entregar o que eu chamo de Rota Digital, uma sequência de ações que irão te ajudar e agregar valor à sua marca. As suas redes sociais, cito o Facebook e o Instagram juntamente com o Google Business, estão bem “formatados”? Se sim, suas chances de alcançar o sucesso digital aumentam consideravelmente, entretanto, se não, ou se você tem alguma dúvida, chegou a hora de percorrer suas redes com melhorias. Mãos à obra…

Passo “0” – Marketing: Apenas é possível falar de “mercado (Marketing)” se falarmos das pessoas que compram, e isso chamamos de “Persona / Avatar”, para saber mais, procure nossas edições anteriores. Aqui é onde você define para quem você vende e como você deve vender, seja seu produto físico, curso online ou sua marca… Independentemente qual seja o seu produto, até mesmo sua imagem à procura de network, nós estamos vendendo algo sempre e precisamos conhecer para quem estamos vendendo ou para quem queremos atingir como público-alvo, por este motivo, o passo “zero” é definir sua persona. Agora sim, com a persona definida, consigo preparar as minhas redes sociais para “conversar” com o meu público.

Passo 1 – Definições: Cada rede social tem sua particularidade e é preciso explorar cada cantinho. Por exemplo, no Facebook tem um espaço para colocar o “sobre” do seu empreendimento, então, é neste espaço que precisa estar todas as informações que a minha persona precisa saber a meu respeito. É neste espaço que vou escrever minha missão, meus valores e vou com certeza colocar um parágrafo bem elaborado explicando o que o meu empreendimento tem de melhor para oferecer. O nome da minha página também tem total relevância para o meu público, pois é assim que vou aparecer nas pesquisas, então aqui o seu nome tem que estar com as letras devidamente maiúsculas e minúsculas, afinal é o seu “nome próprio”. Aproveite e defina seus contatos nos devidos campos, telefone, site, horário de funcionamento e o nome de usuário, o famoso “@” (arroba).

Passo 2 – Imagens: Cada rede precisa de uma imagem para identificar a sua conta, muito conhecida como imagem do perfil, então tenha um arquivo associado com a fase da sua empresa, por exemplo, estamos chegando no natal e é interessante colocar algo natalício na sua imagem de perfil, assim que passar as campanhas de black Friday, claro! Já o Facebook também tem a capa da página, e estou partindo do pressuposto que você já tem uma página no facebook, afinal não é nada bacana usar o perfil público para representar seu empreendimento e sim uma “fanpage”

Passo 3 – Categorias e Destaques: Já no Instagram existe uma possibilidade pertinente principalmente para esta rede que são os destaques (highligths). Aqui é importantíssimo você estar alinhado com o que o seu público realmente procura. Se estamos falando de uma digital influencer, as pessoas querem saber mais sobre o seu perfil, lugares que costuma frequentar, viagens realizadas, dicas de um modo geral, recomendações e etc… Em todo caso, “pergunte” para o seu avatar o que ele quer encontrar no seu perfil, só assim vai conseguir “descobrir” os destaques que realmente precisam existir. Agora é hora de preparar os stories, gravar ou postar e em seguida montar seus destaques. Se você vende produtos coloque nos seus destaques seus preços, fale da qualidade que oferece. Como uma dica extra, crie um destaque institucional e conte para o seu público o por que você começou, isso gera empatia e ligação entre sua marca e seu cliente.

Na próxima edição falarei do Passo 4, Passo 5 e um passo bônus. Bom, são essas as dicas de hoje, espero realmente que tenham gostado e garanto a você querido leitor que se você seguir estes passos, com certeza seus clientes serão impactados. As vezes parece muito simples realizar estas ações e por mais incrível que pareça, muitos não fazem, deixando de lado potencial valor que é oferecido gratuitamente pelos aplicativos e redes sociais. Então, mão na massa e depois me manda um direct no instagram contando como foi sua experiência, será um prazer receber seu ponto de vista.

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