KPIs e como elas são importantes para sua empresa

Conheça seus indicadores e obtenha resultados melhores

 “Decisões Assertivas contribuem para o seu sucesso e atuação nas redes sociais, alavancando ainda mais o impacto digital da sua marca

Renato Angelo

[Este artigo foi escrito para o jornal OMaringa.com, e foi mantido na sua integra]

O que são as Chaves Indicadoras de Performance ou como alguns profissionais chamam: Indicadores Chave de Desempenho? Como o próprio nome sugere é um indicador que deve ser utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa. Daí você pergunta, mas como isto está relacionado ao marketing? O marketing como conhecemos aqui no Brasil, mais especificamente o marketing digital, refere-se quase sempre à propaganda, anúncios, estratégias para alcançar novos clientes e/ou vendas, então, precisamos entender isto como um processo dentro de um processo publicitário maior. Em todo caso, se é um processo precisa ser medido através de parâmetros que apresentam desempenhos, uma vez que apresentam desempenhos, suas devidas performances precisam ser analisadas para que o retorno do investimento possa ser sempre o desejável ou próximo a isto.

Estamos falando aqui de estratégia empresarial e corporativa. As KPIs são muito utilizadas por executivos e chefes em suas gestões pois trata-se de uma técnica importante para o desenvolvimento das empresas.

A importância destas chaves nas análises das campanhas de marketing digital fica em evidência a partir do momento que nos conscientizamos que elas são um norte para analisar e tomar decisões sobre mudanças de atuação, e isto incide diretamente no resultado, principalmente no meio digital que as mudanças precisam ser constantes, quase que em “tempo real”.

Ao realizar uma campanha de marketing digital a análise destas chaves através da visualização das metas de cada ação é necessária, por este motivo é que aconselho fortemente a utilização de uma ferramenta eficiente que mostre o desempenho de forma clara e objetiva. São as chaves (KPIs) que fornecem e facilitam informações que nos conduzem à compreensão do estado atual da campanha, inclusive por quem tem poucos conhecimentos técnicos a respeito do marketing digital.

Estes dados devem ser fornecidos em uma campanha. Se você leitor é cliente de uma agência ou tem um profissional que cuida das suas campanhas digitais, estes são os dados que você deve solicitar em seus relatórios, pois quando bem relacionados com os objetivos da empresa poderá apontar, inclusive aonde há falha de execução ou abordagem e isto uma vez bem analisado, corrigido e implantado na campanha deverá retornar um desempenho superior trazendo como consequência maiores resultados.

Uma dica importante para o marketing digital é diferenciar as métricas das KPIs. As métricas são os números brutos, como quantidade de visitantes, taxa de rejeição e origem do tráfego por exemplo, já com as chaves podemos demonstrar se determinada meta de conversão foi alcançada, vamos em um exemplo prático:

Taxa de Conversão: Total de Vendas / Total de visitas no Site

Observe que aqui precisamos definir dois índices simples que são obtidos a partir do número de visitas no site dividido pelo total de vendas alcançadas (ambos métricas), assim teremos uma chave indicadora que costumamos chamar de taxa de conversão, onde só é possível aumentar o desempenho dessa chave

Analisando a taxa de conversão

se houver um acompanhamento bem próximo durante o tempo de execução da campanha para que se altere as ações visando o aumento de performance. Qualquer relatório que exiba esse resultado posteriormente será usado como base ou parâmetro para futuras ações, entretanto, ao acompanhar durante o processo a taxa de conversão (KPI) pode ter seu desempenho elevado com estratégias de marketing que visam o aumento destes índices.

Outra análise prática e simples para entendermos mais a respeito, pode ser o índice (KPI) que chamamos de “influência social” que surge a partir da métrica obtida pela divisão entre o total de posts curtidos ou compartilhados, dividido pelo total de posts publicados apresentando assim a influência da sua empresa, nome ou marca nas redes sociais.

Como sugestão para suas campanhas digitais analise também o índice de engajamento, que pode ser calculado com as interações da sua página dividido pelo total de visitantes. Estas interações podem ter seus desempenhos aumentados com simples mudanças de layouts dentre outras estratégias.

Meu conselho para você leitor, é que suas tomadas de decisões possam ser embasadas em performance, sob análise de métricas e das KPIs, assim suas campanhas e planejamentos terão cada vez mais um desempenho maior, pois decisões quando mal realizadas, podem comprometer e muito o desenvolvimento de uma marca. Pense nisto, pois decisões assertivas contribuem para o seu sucesso e atuações na rede alavancando ainda mais o seu impacto digital.